Com a nova realidade que a grande rede trouxe para nosso cotidiano, com certeza, em algum momento, você já se perguntou: “como divulgar meu trabalho na internet?” A resposta é simples e direta: por meio do marketing digital.
Antes, a divulgação para micro e pequenos empreendedores era muito cara e, portanto, inacessível. O custo para anunciar em jornal, revista ou rádio não cabia no orçamento de uma microempresa. Mas, com a chegada do mundo online, tudo mudou.
O marketing digital permite que você faça seu negócio ser conhecido por milhares de pessoas na distância de apenas um clique. E o melhor de tudo: com pouco dinheiro e muita eficiência, desde que bem-feito. Então, pare agora mesmo de se questionar e confira ótimas dicas para alavancar de vez seu negócio. Continue lendo e saiba mais!
Crie estratégias de marketing
Quando se fala em estratégias de marketing, muitos empreendedores ficam apreensivos, acreditando tratar-se de algo complexo. Entretanto, nada mais é do que um planejamento prévio de todas as ações que seu negócio desenvolverá no intuito de divulgar produtos, serviços e a marca, em geral.
O grande segredo está no acompanhamento dos resultados de cada projeto, a fim de identificar os pontos fracos e fortalecer os acertos. A partir desses planejamentos, você conseguirá estabelecer as são melhores ações para atingir, de fato, seu público-alvo.
Em termos de internet, alguns projetos que podem fazer parte de uma estratégia de marketing são:
- envio de e-mail marketing;
- canais de vídeo;
- criação de blog.
Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são os lugares mais acessados da internet. Juntas, as principais plataformas têm milhões de usuários. Esse cenário só mostra o quanto empresas que querem divulgar seus produtos e serviços precisam estar presentes nesses locais.
Por isso, não corra riscos, crie perfis empresariais nas grandes plataformas e alcance potenciais clientes. Tenha certeza de que, se você não fizer, seu concorrente fará.
No entanto, não basta sair criando perfis aleatoriamente. Fazer parte é diferente de estar presente. Invista na criação de postagens atrativas e personalizadas, com imagens e textos que chamem a atenção dos seguidores.
Também, é possível impulsionar as postagens para aumentar o alcance. As próprias plataformas contam com ferramentas especializadas para esse tipo de ação.
Trabalhe com SEO
O Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de estratégias que, se aplicadas corretamente, ajudam sites e blogs a melhorarem seus posicionamentos nos buscadores da internet.
Como já foi dito, a criação de blogs é fundamental dentro de uma estratégia de divulgação na internet. É por meio de postagens inteligentes que os clientes são atraídos para conhecer os produtos e serviços da sua empresa.
No SEO, você cria conteúdos baseados nos termos mais buscados na internet, dentro do seu segmento de atuação. Contudo, não se limita a textos otimizados, sendo preciso criar sites e blogs responsivos, que atendam às necessidades dos usuários em todas as ferramentas de acesso (desktop, tablet, smartphone etc).
Trabalhando corretamente a estratégia, seu site é impulsionado para os primeiros lugares dos buscadores, aumentando consideravelmente a visibilidade da sua empresa.
Pesquise sobre os horários de maior alcance
Não adianta criar ótimas postagens nas redes sociais, ou mesmo nos blogs, se você não estudar o padrão de acesso do seu público-alvo. Embora milhões de pessoas acessem a internet o tempo todo, existem horários mais atrativos para lançar novos materiais.
Por isso, antes de criar uma peça rebuscada ou investir em um lançamento de produto, saiba qual é o horário que seu público-alvo costuma estar disponível na internet para interagir com os posts da empresa. Nas plataformas das redes sociais e nos dados dos blogs, é possível identificar esses números.
Produza conteúdo relevante
Lembre-se de que nem sempre seu cliente sabe que ele precisa do seu produto ou serviço. Para que ele possa identificar essa necessidade, cabe a você produzir conteúdo relevante de qualidade.
Só não vale falar apenas do que você vende. Você precisa gerar conteúdo que seja útil para quem está consumindo. Dessa forma, quando esse potencial cliente fizer uma busca no Google, ele chegará até seu site.
Quanto mais conteúdo relevante você fornecer a ele, mais credibilidade você passará a ter, pois ele verá sua empresa como uma autoridade no assunto. E conteúdo não precisa ser apenas escrito. Você pode fazer vídeos, webinários, lives no Instagram e Facebook. Enfim, existem várias possibilidades. Seja criativo!
Use o Google Meu Negócio
Essa é uma das ferramentas mais importantes para você vender mais. Afinal de contas, o Google é a principal maneira que as pessoas usam para pesquisar o que precisam. Essa rede social, quando munida adequadamente de informações sobre sua empresa, aparecerá na busca logo no topo da página, no lado direito.
Isso aumenta muito sua chance de ser a primeira opção de compra desse usuário que chegou até seu empreendimento por meio do Google Meu Negócio. A abertura de um perfil é gratuita.
Coloque todos os dados do seu empreendimento, mas não se esqueça de alimentá-lo com muitas imagens, pois isso cria proximidade com seu público. Dessa forma, os usuários estarão mais propensos a deixarem comentários e avaliações.
Uma parte muito importante é reservar um tempo para analisar os dados e as métricas desse perfil. Você será capaz de saber de que forma as pessoas pesquisam o que você faz, quantas delas usaram os dados do perfil para entrar em contato direto com sua empresa, de onde elas são, entre outras informações.
Vale a pena baixar o aplicativo do Google Meu Negócio no seu celular, pois ele tem várias funcionalidades importantes para você deixar esse importante canal de comunicação sempre atualizado. Pelo app, você também pode responder rapidamente às interações da página.
Invista em anúncios
Lembre-se de que tanto o Facebook, dono do Instagram e Whatsapp, como o Google são empresas com fins lucrativos. A forma que eles têm de gerar lucro é com a venda de anúncios. Portanto, não se engane achando que apenas postagens orgânicas farão o papel de divulgar sua empresa, porque o alcance delas é limitado a apenas uma parte dos seus seguidores.
Sendo assim, o que você precisa fazer é separar uma verba, mesmo que pequena, para investir em anúncios pagos nas plataformas digitais que fizerem mais sentido para seus clientes e potenciais consumidores.
Pare e pense no comportamento deles. Quais redes sociais eles usam? Quais palavras eles digitam para procurar pelo produto ou serviço que você vende? Essa é a melhor estratégia para seus anúncios serem um sucesso.
Hoje, para uma empresa crescer e se manter forte, é preciso obter uma estabilidade na internet. Do contrário, ela corre o risco de ser esquecida e cair no ostracismo. Em outras palavras: o mundo digital definitivamente deve fazer parte de qualquer planejamento empresarial.
Enfim, para você que está se perguntando “como divulgar meu trabalho na internet”, esperamos que essas dicas sejam úteis para fortalecer seu negócio. Contudo, independentemente da estratégia de divulgação utilizada, é preciso compreender que a venda é algo pessoal, e, para ter sucesso, você deve entender o problema do cliente, a fim de oferecer a melhor solução.
Se tiver qualquer dúvida entre em contato com um dos nossos Especialistas em Máquinas pelo Whatsapp (31) 9 8981-6838
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